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A tela de serigrafia (ou quadro de serigrafia) é uma moldura com uma malha muito esticada e colada (também existem outros modos – ver final do artigo). É através desta malha que a tinta, com recurso à raclete no processo de impressão, atravessa uniformemente a tela e consequentemente imprime o substrato pretendido.
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As molduras podem ser de madeira, alumínio ou ferro, sendo que as duas primeiras são as mais comuns.
O ferro, apesar de ser bastante estável para fixar a malha, é muito pesado e torna o seu manuseamento complicado, aumentando o desgaste físico de quem a utiliza. Para além disso, é provável que não tenha tratamento anti-corrosão e as constantes lavagens podem enferrujar o ferro.
A tela de serigrafia em alumínio, pelo seu leve peso, estrutura e estabilidade, bem como resistência à água, são geralmente a melhor opção. São leves de transportar e manusear, não enferrujam e são bastante estáveis, ideal para a malha esticada.
quadro em alumínio
A madeira é mais barata do que os outros elementos e a sua construção poderá ser mais acessível em comparação com a soldadura do aço e alumínio, o que torna o seu uso bastante comum em tela de serigrafia. Em contrapartida, a sua estabilidade é inferior, devido à sua constante interação com o ambiente que a rodeia.
A absorção e perda de água pode ser responsável por ligeiras deformações e nesse sentido é aconselhável que nunca seja submergida em água. A tela de serigrafia pode ser lavada, o suficiente para remover a tinta, emulsão e/ou sujidade, e desaconselha-se a sua secagem directamente ao sol. Apesar de poderem inchar ou deformar, podem durar muitos anos e são uma opção válida para muitos trabalhos.
quadro em madeira
A malha utilizada actualmente nas telas de serigrafia é de poliéster. Mas tal como indica o nome silkscreen (nome em inglês, também conhecida por screen printing), a seda foi em tempos muito utilizada para este efeito. No entanto, as fibras sintéticas como o poliéster ou nylon, devido à sua força e resistência, vieram substituir a seda. O poliéster é de momento a fibra sintética mais utilizada em tela de serigrafia.
A malha é constituída por fios muito finos, entre os quais a tinta irá atravessar. Pode ser imperceptível à primeira vista, mas a malha pode ser mais fechada ou menos fechada. Por esse motivo, a tela de serigrafia é sempre identificada com um número e uma letra. É normal verem na tela de serigrafia a identificação, por exemplo, 72T. Isto significa que a malha tem 72 fios por centímetro quadrado.
A numeração comum, sujeita a pequenas variações, deverá ser muito próxima à seguinte: 43, 55, 72, 90 e 120. Mas atenção à numeração, pois também podes encontrar medidas em polegadas/inch. Por exemplo, a marca Speedball, sendo americana, apresenta numeração diferente – ver tabela de conversão mais abaixo. Uma malha de 43 é muito aberta, com menor número de fios por centímetro quadrado, enquanto 120 é uma malha muito fechada.
fios/cm
fios/polegada
43
109
55
140
72
183
90
229
120
305
Para a conversão utilizámos a referência de 1 polegada = 2,54 cm.
Para realizar a conversão, basta dividires o número em polegadas por 2,54. Exemplo: 140/2,54=55.
Em centímetros, e de forma generalizada, vais encontrar número de fios standard entre 43—140T. Portanto, se não indicar referência às unidades de medida e o valor for muito alto (200/300), sabes à partida que a unidade é polegadas.
Se passarmos este esquema para uma grelha pixelizada, conseguimos entender que uma malha de 120 tem maior definição e terá de ser utilizada para imprimir detalhes muito finos ou substratos com pouca ou nenhuma absorção. Quanto menor é o número de fios, menor será a sua definição.
O facto de ser menos ou mais aberta (bem como a espessura do fio), influencia a quantidade de tinta que atravessa a malha. Nesse sentido, quanto menor o número de fios, mais aberta é a malha, portanto maior passagem de tinta para o substrato. No sentido oposto, quanto maior o número de fios, mais fechada é a malha, portanto menor passagem de tinta para o substrato.
Porque é que existem malhas brancas e malhas amarelas nas telas de serigrafia? A malha branca, no processo de gravação, reflecte a luz incidida e pode espalhar a luz entre a malha e o fotolito. Enquanto a malha amarela absorve a luz, sem a reflectir. Dependendo das condições de gravação (por exemplo, sem vácuo), a malha amarela pode ser melhor, quanto maior for a definição da imagem. Por isso é comum encontrares malhas com maior número de fios (≥ a 90T) com cor amarela.
Em termos práticos, se tivermos um desenho com muitos pormenores finos, idealmente escolhemos uma tela de serigrafia mais fechada, que nos vai garantir um resultado melhor. Isto porque, devido à sua estrutura mais densa, vamos obter um resultado mais definido.
No entanto, o tipo de substrato no qual vamos imprimir pode alterar a nossa escolha. Os substratos podem ter diferentes características, na sua textura ou no nível de absorção. Um tecido absorve mais tinta do que papel, metal ou vidro. Nesse sentido, quando estampamos tecido, devido à capacidade de absorção e para obter uma impressão uniforme, pode ser benéfico escolher uma tela de serigrafia mais aberta. Isto porque irá passar mais tinta através da malha. Mas cada tecido tem as suas características, porque um tecido de algodão não é igual a um de seda, que irá absorver menos tinta.
Mesmo o tipo de tinta que usamos pode condicionar a escolha da malha. Por exemplo, existem tintas constituídas por partículas maiores (como as tintas com efeito metálico), que requerem uma tela de serigrafia mais abertas.
Com a experiência adquirida ao longo dos anos, estas escolhas tornam-se mais fáceis, no entanto quanto menos conhecemos o substrato, maior será a necessidade de realizar testes, de modo a encontrar a melhor solução.
Analisando os números indicados anteriormente – 43, 55, 72, 90 e 120 – já concluímos que 43 é uma malha mais aberta e 120 uma malha mais fechada. Uma malha de 72 é considerada uma malha média, adequada tanto para papel ou tecido (mencionando os dois substratos mais utilizados).
Em termos teóricos, e de acordo com a analise anterior, podemos separar as malhas 72/90/120, para imprimir em papel e malhas 43/55/72 para estampar tecido. Optando, entre cada uma, dependendo do nível de detalhes finos da imagem que queremos imprimir, bem como das características especificas do substrato (capacidade de absorção, textura, etc).
No entanto, a pratica tem se ser valorizada, e a experiência de cada um poderá alterar algumas opções. Estampar tecido com uma malha de 90 pode ser o ideal para uns, mas uma opção errada para outros. O importante é que, com a experiência acumulada, consigas tomar estas opções de forma natural, de acordo com o substrato e imagem a imprimir. Se estás a começar ou és iniciante, podes começar por seguir os seguintes conselhos de número de fios da tela de serigrafia:
43T — Estampagem em tecido com cores opacas ou especiais, sobre fundos escuros. Malha mais aberta, maior passagem de tinta.
55T — Adequada para estampagem em geral, em tecidos escuros e claros, com detalhes médios.
72T — Estampagem (tecidos com cor clara e média) e impressão em geral, com algum detalhe fino. Consideramos esta medida, uma malha média, caso queiras uma tela de serigrafia para imprimir em papel, mas também em tecido, aconselhamos este número de fios.
90T — Impressão de detalhes finos e bitmap/halftone em papel e superfícies com pouca absorção. Adequada também para detalhes finos em tecido (a estampagem pode ser desafiante para iniciantes).
120T — Impressão de detalhes muito finos e bitmap/halftone em papel, vidro, cerâmica, plástico, metal e outros materiais com pouca (ou nenhuma) capacidade de absorção.
Antes de emulsionares uma tela de serigrafia, é aconselhável que a mesma seja lavada e desengordurada. Seja nova ou usada, o desengordurante permite a remoção de sujidade ou gordura.
A gordura ou pó, pode separar a emulsão da tela, causando um problema comum que resulta em pequenos pontos sem emulsão. Se a contaminação de gordura estiver em toda a área da malha, a emulsão pode quebrar facilmente
Pela nossa experiência, também é especialmente importante desengordurar telas novas. Apesar de nunca terem sido utilizadas, podem estar contaminadas pelo manuseamento ou mesmo pelo processo de fabrico da malha.
Utiliza sempre uma escova dedicada ao desengordurante, diferente da escova para remover a emulsão.
Todas as nossas Telas de Serigrafia são feitas com tecido poliéster de alta qualidade, tencionadas de modo adequado, respeitando as propriedades do tecido. O tecido é colado à moldura usando uma cola impermeável bi-composta com o propósito de assegurar a máxima fixação.
A moldura da tela de serigrafia é de alumínio e temos dois tamanhos disponíveis, A4+ e A3+ (por vezes também irás encontrar em stock telas A2+).
Em relação ao número de fios, é possível encontrares as seguintes malhas: 43T, 55T, 72T, 90T e 120T.
Se estás a começar e não tens bem a certeza do número de fios que mais se adequa ao teu projecto, escolhe uma tela de 55T para tudo o que for impressão têxtil e 72T ou 90T se tens interesse em fazer obra gráfica. Caso queiras uma tela de serigrafia para imprimir em papel e tecido, podes escolher uma de 72T. Para projectos mais específicos, poderás precisar de uma tela com número de fios diferente.
Mas tal como indicado neste artigo, há diversos aspectos a ter em conta. Se por um lado uma tela de serigrafia mais aberta é benéfica para estampar em tecido, uma tela mais fechada resulta melhor para imagens com detalhes mais finos. Terás de encontrar o equilíbrio entre estes dois aspectos e com a experiência adquirida irás saber aquilo que se adapta melhor ao teu método de impressão.
Na introdução do artigo, mencionámos que existem outros modos de fixar, para além da cola, a malha à moldura, numa tela de serigrafia.
Principalmente em molduras de madeira, poderás encontrar outros sistemas de fixação, como agrafos e encaixe. No caso do sistema por encaixe, a moldura de madeira é constituída por duas molduras que se encaixam uma na outra, permitindo que a malha fique entalada entre as duas.
Com os agrafos, é necessário ter uma moldura, tal como as que são usadas para colar a malha, e agrafar ao longo de toda a moldura.
Tanto uma como outra, não garantem que a malha fique com a tensão necessária. Ainda que com os agrafos, quando a malha é bem esticada, se consiga ter uma tensão razoável. Os agrafos não permitem que a malha fique fixa de forma totalmente uniforme, tal como acontece com a cola.
Não somos rígidos na obediência a um determinado princípio, no entanto já emulsionámos muitas telas mal tensionadas para saber que pode correr mal. Portanto o nosso conselho, fora raras excepções, será sempre a opção por uma tela de serigrafia com a malha colada* à moldura.
*Não pode ser um produto comum. A cola utilizada é própria para o efeito. É bi-componente e pode funcionar em molduras de alumínio, ferro e madeira.
A tela de serigrafia, elemento crucial no processo de impressão, caracteriza-se por uma malha esticada e colada numa moldura, proporcionando uma distribuição uniforme da tinta sobre o substrato. A preferência pelo alumínio, em termos de moldura, advém do seu leve peso, estabilidade e resistência à água.
No que concerne à malha e respectiva densidade, predominantemente de poliéster nos dias que correm, é representada por um sistema de números standard como 43, 55, 72, 90 e 120T (podem ser outros).
A malha desempenha um papel crucial na definição da imagem e na quantidade de tinta que é transferida para o substrato, seja ele qual for.
As malhas mais abertas, associadas a menor quantidade de fios, são indicadas para tecidos, enquanto aquelas mais fechadas, com maior densidade de fios, revelam-se melhor escolha para a reprodução de detalhes finos, especialmente em substratos com menor capacidade de absorção.
A escolha da cor da malha, seja branca ou amarela, e o número de fios são determinantes na eficácia do processo, sendo adaptados às características do substrato e à complexidade da imagem a ser impressa. Embora testar seja essencial para dominar e encontrar abordagens eficazes.
Aconselhamos que tenhas vários números de fios, que permitam escolher o mais indicado para cada tipo de projecto. No entanto, para começar, uma tela de serigrafia media de 72T pode ser o mais indicado quando queres imprimir em papel e tecido, por exemplo.
A serigrafia é uma combinação complexa de escolhas e a experiência desempenha um papel crucial na tomada de decisões. Como em qualquer outro ofício e técnica, a experiência e a experimentação são a solução para dominar e descobrir o que funciona melhor para cada um.
Na FICA Oficina Criativa, para além de vendermos a tela de serigrafia, fazemos serviço de exposição/gravação. Os preços das telas variam consoante o tamanho e o número de fios
Para além dos serviços de serigrafia, na loja podes encontrar vários materiais e consumíveis: Telas, racletes, rasoeiras, emulsão, dobradiças, spray adesivo, tintas à base de água.