Gravura Verniz-Mole

sáb30mar10:00sáb17:00Gravura Verniz-Mole10:00 - 17:00

Detalhes do evento

Oficina de Gravura Não Tóxica — Módulo I: Verniz-Mole

3 sessões | 15horas no total — NOVA DATA
30 de Março, 6 e 13 de Abril
Sábados 10h00 – 13h00 / 14h00 – 17h00
Preço — 150€ (Material incluído*)

 

Nesta Oficina terás a oportunidade de explorar a técnica de verniz-mole em duas frentes: o desenho e o decalque de texturas. A linha produzida na técnica de verniz-mole tem características aproximadas a um desenho a grafite ou carvão. Qualquer textura, por exemplo uma impressão digital, consegue ser captada para a chapa através desta técnica.

Promovendo uma prática de gravura mais segura e ecológica, os materiais e processos utilizados são alternativos. Os formandos serão introduzidos a vernizes acrílicos, solventes green e ainda ao processo de corrosão eletrolítico ao invés dos tradicionais vernizes e mordentes.

 

Programa

Dia 1 – Aula teórico-prática. Visualização de gravuras e matrizes. Introdução aos vernizes acrílicos. Introdução ao processo de corrosão eletrolítico. Demonstração. Discussão de ideias para o projeto. Preparação das chapas.

Dia 2 – Divisão do grupo para metade para um maior aproveitamento da oficina e equipamento. Produção das matrizes: aplicação do verniz, desenho ou transferência de texturas, corrosão.

Dia 3 – Dia dedicado à conclusão das matrizes e impressão.

 

Materiais – incluídos (consumíveis, duas chapas, papel de provas, folha de papel de edição 56 x 76cm)

 

Horário – Sábados

Dia 1 – 10h00 à 13h00 e 14h00 às 17h00

Dia 2 – Grupo I 10h00 à 13h00 e Grupo II 14h00 às 17h00 1

Dia 3 – 10h00 à 13h00 e 14h00 às 17h00

       1 Divisão do grupo – manhã ou tarde – no dia 16 de Abril.

 

Número mínimo: 12pax

 

Cancelamento da Inscrição
O reembolso ou cancelamento de reservas pagas apenas é permitido se nos avisares com 7 dias de antecedência mínima do início do workshop ou oficina.

If you don’t speak Portuguese don’t worry we will give the workshop in english.

 

 ——-

Estampa – Non-Toxic Printmaking Studio

A Estampa – Non-Toxic Printmaking Studio é um projeto dedicado às técnicas de impressão, tendo como objetivo divulgar e fomentar o interesse por essa prática artística.

Desde 2016, focamo-nos na investigação e formação em gravura não-tóxica, procurando oferecer alternativas para uma prática mais segura, consciente e ecológica. Uma nova abordagem para quem não tem qualquer conhecimento na área como também para experientes gravadores, introduzindo-os a vernizes acrílicos, solventes não-tóxicos e corrosão por eletrólise.

www.facebook.com/estampaoficina/

https://www.instagram.com/estampaoficina/

 

Mónica Araújo

Mestre em Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto com o estágio curricular nas oficinas de gravura da Árvore – Cooperativa de Atividades Artísticas. Na mesma faculdade concluiu a licenciatura em Artes Plásticas, Ramo Pintura. Como parte da investigação em técnicas de impressão, em 2017, desloca-se à Academy of Fine Arts Łódź, na Polónia, para frequentar o curso de curta duração «Graphic Diversity – Lithography, Intaglio And Relief Print», desenvolvendo trabalho de investigação em litografia não-tóxica.

Fundadora do projeto Estampa (2016), procura reunir condições a uma prática de gravura mais segura, consciente e ecológica. Até à data, desenvolve várias formações na área, dirigidas a adultos e crianças.

Horário

(Sábado) 10:00 - 17:00

Local

FICA - Oficina Criativa

Rua de Arroios 154-B

scroll to top