Imprimimos em Risografia

Aqui podes ver como funciona e como imprimimos em risografia.

Imprimimos em risografia
como imprimir em risografia
tabela de preços imprimimos em risografia
FAQ Risografia

Como imprimir em Risografia?

Preparação da arte final (AF)

A AF deve estar em formato PDF com as seguintes características:
• Grayscale;

• Flatten, sem layers nem transparências;

• 300Dpi;

• Cada cor num ficheiro PDF diferente (sempre em grayscale – menciona no ficheiro, a cor a que deve ser impressa e a ordem da camada);

• Margem de 1 cm em todos os lados;

• O texto não deve ser rasterizado (Ps), mas sim vectorial (Ai).

• Dimensão inferior a 2Mb.

Master

A Risografia funciona como modo de impressão por stencil. O stencil gravado é chamado de master e é constituído por fibra vegetal e poliéster. Cada arte final que é enviada para a máquina, é gravada num master. A gravação é feita através de perfuração, permitindo a passagem da tinta quando o tambor é tintado. Quando voltamos a enviar uma nova arte final para a Riso, gravamos outro master e o anterior fica inutilizado. Devido ao gasto material, que implica uma nova gravação de um master, cada alteração à arte final é da tua responsabilidade.

Papel

A Riso imprime apenas em papel Uncoated, sem revestimento, porque precisa de absorver a tinta. Aconselhamos gramagens superiores a 50gr e inferiores a 300gr. Temos uma grande variedade de Fine Papers que podes adquirir na oficina ou na nossa loja online. 
Se trouxeres o teu papel tens de trazer um número de folhas superior à tiragem que pretendes, por eventuais testes. Normalmente pedimos 20% da tiragem pretendida, mas pode variar de acordo com as características de cada projecto, por isso é combinado no acto da orçamentação.

Dimensão

Imprimimos apenas até A4 (297 x 210mm), pois é o limite da nossa Riso. Apesar disso, deves manter uma margem de 1cm, sendo a área de impressão máxima de 277 x 190mm.

Mancha de Cor

Grandes manchas de cor sólida são sempre de evitar, devido às características das tintas de risografia, pois não secam a 100% e por isso podem borrar ligeiramente. Nesse sentido, aconselhamos o uso da percentagem de preto a 75% para manchas superiores a metade da área máxima de impressão. Mesmo com manchas inferiores, usa no máximo a percentagem de preto entre 90%K e 95%K.
Relativamente a percentagens mínimas, aconselhamos 20%K, porque manchas com 10%K normalmente não ficam impressas.

Devido às características da tinta para risografia, que não permitem a secagem da tinta a 100% e apesar de idealmente deixar-mos as tiragens em repouso 24 horas entre impressão de cores. Nem sempre é possível evitar a marcação no topo das folhas, causado pelo sistema de rolamento integrado na máquina, que permite puxar a folha para o seu interior. Isto porque a passagem de uma folha impressa com tinta vai manchar os rolamentos, e por sua vez, estes vão marcar o topo das folhas. Por isso é aconselhável evitar grandes manchas com percentagens muito altas no topo da arte final, deixando uma margem entre 3 a 4 cm. 


Para qualquer pedido de serviço, ou encomenda ou questão relacionada com serviços de Risografia, envia e-mail para hello@fica-oc.pt