Serigrafia na FICA

A Serigrafia é um dos nossos principais eixos na formação e produção. Mensalmente temos formações de serigrafia que contemplam todo o processo de impressão. Pode ser um workshop de 3 horas, onde aprendes o processo, ou uma oficina de 12 horas, dividida entre 4 sessões, onde, para além do processo, vais imprimir as tuas próprias edições.
Na oficina são 30m2 reservados para a serigrafia manual, conseguimos ter até 6 postos de trabalho em simultâneo, que podem ser usados também por ti, inclusive as telas.
Na oficina temos o equipamento e material necessário para vires imprimir as tuas edições em modo Ginásio de Ofícios.

Aprende e continua a fazer Serigrafia

Tal como nos outros ofícios da FICA,  podes vir APRENDER, FAZER ou NÓS FAZEMOS.  Temos disponíveis os mais diversos tipos de fine papers e têxteis lisos, seja para a tua produção ou para as tuas encomendas, sejam elas edições em serigrafia, estampagem em t-shirts, mas também noutros suportes como madeira.

Workshops
Ginásio de Ofícios
Encomendas
ginásio de ofícios
Serigrafia
Impressão em serigrafia
consumíveis e material de serigrafia

Por fim, na FICA temos uma loja com material e consumíveis para as tuas impressões. Telas, emulsão, tinta, fine paper, mas também suportes de impressão para papel e têxtil (t-shirt e totes).
Sabe mais na nossa Loja de Ofícios.

link para os serviços de serigrafia na fica
Serigrafia?

Para falar de serigrafia temos de falar do seu parente mais próximo, o stencil. Os primeiros registos desta técnica foram encontrados em túmulos egípcios e em placas de sinalização do Império Romano. Mas foi no Oriente, mais propriamente na China, durante o século III, que a técnica melhora e passa a contemplar o uso de seda como suporte para a imagem.
Chega muito tempo depois ao Ocidente e no início do século XX sofre várias inovações técnicas, como a troca do pincel pelo rodo de borracha, a introdução do processo fotográfico para a gravação da matriz e a seda é substituída por tecidos sintéticos mais precisos. É aqui que nasce a serigrafia como a conhecemos hoje.
A técnica nunca atraiu muitos artistas, mas nas décadas de 50-60 ganhou expressão com a Pop Art ou o estilo Hard-Edge painting. Warhol, ou Lichtenstein ou Rosenquist são apenas alguns dos nomes conhecidos que utilizaram a serigrafia como técnica artística.
Hoje a técnica continua a ser utilizada na criação de posters, zines, flyers, postais, estacionário, cartões de visita, sinlalética, rotulagem, cerâmica, bem como noutras peças.


Para qualquer pedido de serviço, ou encomenda ou questão relacionada com serviços de serigrafia, envia e-mail para hello@fica-oc.pt