A FICA é um ginásio, tem máquinas para praticar e treinar. Mas aqui trocámos a bicicleta pela prensa, o remo pelo carrossel de impressão, o saco de boxe pela saca de pasta e os halteres pelo maço. Podes treinar sozinho ou com personal trainer e pôr em prática os teus conhecimentos.
O Ginásio de Ofícios surgiu para que pudessem usufruir de uma oficina equipada, com máquinas, equipamentos e ferramentas que estão incluídos na utilização da oficina. Temos dois tipos de treinos, com e sem assistência, que se adaptam às tuas necessidades. Aqui podes executar os teus projectos em CERÂMICA, SERIGRAFIA e MARCENARIA.

Podes frequentar a oficina apenas por uma sessão avulso ou escolher um plano mensal. Devido aos nossos períodos de formação e produção, nem todos os horários estão disponíveis. Nesse sentido, cada técnica tem períodos de utilização diferentes.

Com ou sem assistência? O Ginásio de Ofícios está feito para os makers independentes, com conhecimento/experiência da técnica e que não necessitam de assistência. No entanto existe uma sessão por semana com assistência de formador, para aqueles com menos experiência ou que simplesmente pretendem uma assistência semanal. Excepcionalmente, o uso da oficina de marcenaria é realizado apenas em modo com assistência (ver mais informação em baixo).

O Ginásio de Ofícios SEM assistência funciona nos seguintes horários (Em Cerâmica e Serigrafia as manhãs de terça-feira têm vagas para o modo COM e SEM assistência) :

* Período de sessões COM e SEM assistência
** Período de sessões apenas COM assistência

Temos planos até 5 sessões por semana para o uso da oficina SEM assistência e plano de 1 sessão por semana COM assistência, bem como sessões avulso nas duas opções. 

Uso da Oficina SEM assistência para Cerâmica e Serigrafia.

Uso da Oficina COM assistência para Cerâmica, Serigrafia e Marcenaria.

Nas diferentes técnicas, os planos e sessões avulso, incluem alguns consumíveis para uso no Ginásio.

Em Cerâmica estão incluídas gratuitamente fornadas, consoante o plano mensal, e vidrados base (transparente brilhante, transparente mate e branco brilhante). Nas sessões avulso estão incluídas apenas os vidrados base.
Todas as ferramentas estão disponíveis para utilização no Ginásio. Consumíveis como pasta de cerâmica e engobes, estão disponíveis com 10% de desconto.

Fornadas* incluídas (planos mensais)
1 sessão (com e sem assistência) – Fornada até 20L
2 sessões – Fornada até 40L
3 sessões – Fornada até 60L
4 sessões – Fornada até 80L
5 sessões – Fornada até 80L

*20L é o equivalente a uma prateleira e 80L um forno inteiro. A cozedura não tem de ser realizada na totalidade de uma vez, ao longo do mês podes ir cozendo as peças até à capacidade equivalente. Sabe mais sobre o nosso serviço de fornadas exterior e a dimensão da mufla aqui. A capacidade incluída deve ser usada no mês correspondente e não pode transitar para os meses seguintes.


Para Serigrafia (planos mensais e sessões avulso) estão disponíveis gratuitamente, para utilização no Ginásio, bases de impressão manual, racletes, espátulas, papel de testes, fita cola, spray cola, bem como uma exposição de tela (emulsão+exposição+recuperação) por sessão. Telas (aluguer ou compra), exposição de telas e tintas (à grama) estão disponíveis com preço especial (tabela de preços).

Exposição de telas incluídas (emulsão+exposição+recuperação)*
1 sessão (com e sem assistência) – até 4 exposições por mês
2 sessões – até 8 exposições por mês
3 sessões – até 12 exposições por mês
4 sessões – até 16 exposições por mês
5 sessões – até 20 exposições por mês

*Nos planos sem assistência a exposição (+ emulsionar e recuperar) é realizada por ti de modo independente. O fotolito não está incluído. O número de exposições corresponde ao valor máximo que cada um pode realizar num mês. Exposições remanescentes não transitam para os meses seguintes.


No plano mensal e sessões avulso da Marcenaria, as máquinas, equipamentos e ferramentas estão disponíveis, bem como cola, lixas e sobras de madeira. O uso das máquinas tem um tempo limite por sessão. Não comercializamos madeira.


Todas as sessões são sob marcação e estão sujeitas à disponibilidade existente. Envia-nos um email para ginasio@fica-oc.pt, sempre que quiseres vir treinar.

Qualquer pessoa pode frequentar o Ginásio de Ofícios?

Sim, qualquer pessoa maior de idade (+ 18 anos) e que seja responsável pela oficina (todos os utilizadores assinam um termo de responsabilidade).


Sou principiante, posso ir ao Ginásio de Ofícios?

Claro que sim, mas deves escolher o modo com assistência. No entanto se não tens conhecimentos básicos, recomendamos começares por algo mais estruturado como as nossas formações, sabe o que está programado para os próximos meses aqui. Depois da formação ou formações, podes então frequentar o ginásio de ofícios com e sem assistência.


Que assistência técnica vou ter?

Nos planos sem assistência não há lugar a assistência técnica. Estes planos são indicados para utilizadores independentes com conhecimentos técnicos e experiência na execução dos trabalhos. Nestas sessões nem sempre terás um técnico por perto.
No caso do plano mensal com assistência (incluíndo a sessão avulso), estará presente um formador, disponível para conselhos técnicos e qualquer assistência que precises. Não pretende ser uma assistência estruturada como uma formação, portanto convém que tenhas noções básicas da técnica. Não irá fazer o trabalho por ti e não estará dedicado a ti a 100% (podem estar até 4 pessoas na sessão com assistência), mas estará preparado para dar assistência aos teus projectos.
Se preferires uma sessão de assistência privada para aprender algo com mais detalhe, poderás tê-lo com um dos nossos formadores, nos horários da Masterclass (brevemente).


Tenho experiência e quero optar pelo modo sem assistência, mas não conheço a oficina?

Antes de iniciares o modo sem assistência e sempre que necessário terás de fazer no mínimo uma hora com assistência (15€/hora com assistência)


Como provo que tenho conhecimentos sobre uma técnica?

A FICA tem por base a confiança no próximo, no entanto, se no primeiro contacto sentirmos que seria melhor teres uma sessão (ou mais) com assistência o mesmo será feito. Na oficina de marcenaria, para tua e nossa segurança, algumas máquinas serão sempre manuseadas pelo nosso técnico.


Como residente, tenho direito a um espaço de trabalho dedicado/privado?

O Ginásio de Ofícios não pretende ser um co-work. Funciona em modo hot-desking, isto é, na oficina os espaços de trabalho e ferramentas são partilhados. No final de cada sessão, todas as mesas têm de estar livres e limpas, prontas para receber residentes da sessão seguinte. Ninguém tem acesso a um espaço de trabalho privado ou mesa onde pode deixar objectos e peças. No entanto todos os membros têm direito a uma prateleira de armazenamento.


Porquê sessões em períodos específicos em vez de acesso livre?

Para teres acesso à nossa oficina, implica muita organização da nossa parte. A FICA tem os seus próprios projectos, aceitamos encomendas e fazemos muitas horas de formação por semana. Para tudo isto funcionar, temos que organizar o calendário e definir diferentes utilizações para cada espaço da oficina. Dessa forma tentamos garantir que não acontecem imprevistos.


Porquê sessões de 3horas?

Qualquer uma das técnicas que podes trabalhar na oficina, por serem maioritariamente manuais, obrigam a uma série de processos que torna difícil conseguir executá-las em menos tempo.


Posso dividir as horas de uma sessão por duas sessões?

Não. Cada sessão tem 3 horas, quer faças 1 hora ou 2 horas, não será possível utilizar o tempo remanescente noutro período.


Faltei a uma sessão, posso compensar noutro dia?

Não. Independentemente do motivo da falta, caso falhes uma sessão, não é possível compensar noutro dia. 


O que significa planos mensais?

Planos mensais são aqueles que prevêem um uso regular da oficina, pelo menos 1 sessão por semana.


Tenho que fazer marcação?

Nos planos mensais é necessário indicares os períodos que pretendes frequentar, dessa forma terás sempre lugar nessas sessões. Por exemplo, se tiveres um plano de 2 sessões por semana e escolheres os períodos de terça-feira das 18h às 21h e de quinta-feira das 14h às 17h, terás uma vaga em cada um dos períodos, durante todo o mês. Só assim poderemos garantir que, quando quiseres vir, teremos um espaço de trabalho disponível para ti.
Caso não queiras marcar previamente (no acto de pagamento/mensalmente) nenhum período específico, a disponibilidade das vagas está sujeita à capacidade máxima de cada espaço e podes não ter lugar garantido. No entanto terás sempre de marcar cada sessão com 7 dias de antecedência.
As sessões avulso são marcadas previamente e estão sujeitas à capacidade máxima de cada espaço.


Tenho que fazer marcação todos os meses?

Se pretenderes usar a oficina regularmente com um dos nossos planos mensais, isto é, mensalmente e de forma consecutiva, os períodos reservados transitam sempre para o mês seguinte, excepto quando quiseres alterar os períodos. No entanto está sempre sujeito às vagas disponíveis.


Quantas vagas existem?

Cada espaço tem uma capacidade diferente. Para cerâmica, todos os períodos têm capacidade de 6 vagas, excepto à terça-feira de manhã (3 vagas). Em serigrafia, todos os períodos têm capacidade de 4 vagas, excepto à terça-feira de manhã (2 vagas). Em marcenaria temos 3 vagas.


O que acontece quando uma sessão está completa?

Como o Ginásio de Ofícios funciona por marcação, torna-se mais fácil controlar a sua ocupação. Como tal, para conseguires a tua vaga e teres um espaço de trabalho disponível para ti, é essencial a marcação prévia. Caso marques as tuas sessões, terás sempre vaga garantida. Apenas quando não queres marcar dias/horas específicas é que estarás sujeito às vagas disponíveis.


Posso ir ao Ginásio apenas para uma utilização pontual?

Podes frequentar o ginásio de ofícios apenas por uma sessão avulso, sem qualquer compromisso mensal. 


Há rodas de oleiro disponíveis? Como funciona?

Sim, temos duas rodas de oleiro que podem ser utilizadas SEM assistência, nesse sentido convém que tenhas conhecimentos técnicos da técnica. O uso da roda de oleiro acrescenta, em qualquer plano sem assistência, o custo de 10€ por sessão de 3horas. O uso da roda de oleiro deve ser agendado com antecedência de 7 dias.


O que está incluído em Cerâmica?

Em Cerâmica estão incluídas gratuitamente fornadas consoante o plano mensal e vidrados base (transparente branco, transparente mate e branco brilhante). Nas sessões avulso estão incluídas gratuitamente apenas os vidrados base.
Todas as ferramentas estão disponíveis para utilização no Ginásio. Consumíveis como pasta de cerâmica e engobes, estão disponíveis com desconto.


O que está incluído em Serigrafia?

Em Serigrafia (planos mensais e sessões avulso) estão disponíveis gratuitamente para utilização no Ginásio, bases de impressão, racletes, espátulas, papel de testes, fita cola, spray cola, bem como uma abertura de tela (emulsão+exposição+recuperação) por sessão. Telas (aluguer ou compra), tintas, fine paper e fotolitos estão disponíveis com desconto.


O que está incluído em Marcenaria?

No plano mensal e sessões avulso, as máquinas, equipamentos e ferramentas estão disponíveis, bem como cola, lixas e sobras de madeira. Não comercializamos madeira. 


Existem condições específicas para Cerâmica?

Aconselhamos o uso das nossas pastas de cerâmica e engobes. Já foram testadas muitas vezes portanto já sabemos que tipos de programas devemos usar no momento da cozedura. Na oficina estão disponíveis amostras das pastas cerâmicas com e sem vidrado, a diferentes temperaturas, bem como amostras das cores dos engobes.
Quando trouxeres pasta de cerâmica de fora, terás de assinar um termo de responsabilidade e assumir os custos de qualquer dano que a mesma pode causar à mufla.


Existem condições específicas para Serigrafia?

As tintas a utilizar devem ser adquiridas na FICA. Temos tintas próprias para serigrafia, tanto para papel como tecido. Apenas será permitido utilizar outro tipo de tintas quando trabalhares nas tuas próprias telas.


Existem condições específicas para Marcenaria?

Na oficina de marcenaria, para tua e nossa segurança, algumas máquinas serão manuseadas pelo nosso técnico. O tempo de uso de cada máquina é limitado por casa sessão.


Onde posso armazenar as minhas peças de cerâmica?

Cada residente tem direito a uma prateleira para peças em processo e duas caixas de cartão (25x35x25cm) para armazenamento geral. As caixas vão estar armazenadas em espaço partilhado, portanto não guardes objectos de grande valor. A FICA não se responsabiliza pelo desaparecimento de qualquer objecto.


Posso vidrar as minhas peças no Ginásio de Ofícios ?

Se já possuis conhecimentos de vidragem ou fizeste um workshop connosco podes vir vidrar as tuas peças aqui. Sabe mais sobre esse plano em específico aqui.


Estou a usar máquinas perigosas, estou abrangido por algum tipo de seguro?

Sim, a FICA garante um seguro de responsabilidade civil para todos os utilizadores de workshops e ginásio de ofícios. Para utilização da oficina de marcenaria é accionado um seguro extra para o utilizador em questão, no entanto, há máquinas que apenas são manuseadas por um dos nossos técnicos. Para segurança de todos, assim que chegues à oficina pedimos que leias e assines o contrato de utilização, onde tudo te é explicado de forma detalhada.


No Ginásio de Ofícios vou encontrar um espaço silencioso para trabalhar?

Não. Somos uma oficina de várias técnicas, portanto o mais provável é haver sempre algum barulho.


O Ginásio garante acesso às oficinas e workshops?

Não. Ser membro do ginásio de ofícios não garante acesso às formações.


Posso oferecer um plano de Ginásio de Ofícios?

Sim, qualquer plano do Ginásio de Ofícios pode ser oferecida como cheque-oferta. Para adquirires um cheque-oferta para Ginásio de Ofícios envia-nos um email para loja@fica-oc.pt. Relembramos que a utilização do Ginásio de Ofícios requer conhecimentos prévios para uma utilização em modo independente. Se o utilizador não comprovar tais conhecimentos, então teremos de marcar horas com assistência.


Quero inscrever-me no Ginásio de Ofícios, como faço?

Envia-nos um email para ginasio@fica-oc.pt com os teus dados e diz-nos a técnica/ofício que pretendes trabalhar.