Workshop de Marchetaria
Detalhes do evento
Workshop de Marchetaria 3 sessões de 3 horas | 9 horas no total3, 10 e 17
Detalhes do evento
Workshop de Marchetaria
3 sessões de 3 horas | 9 horas no total
3, 10 e 17 de Novembro 2026
Terças-feiras | 18h30 – 21h30
Preço — 155€ (Material incluído)
Formador — Jacky Cavallari
Nota: Este workshop decorre no piso -1, acessível apenas por escadas.



Descrição
A marchetaria é a arte de recortar e combinar folheados de madeira para criar composições decorativas ricas em cor, textura e detalhe.
Esta técnica presente em mobiliário de época e objetos de arte, continua hoje a atrair pela sua precisão artesanal e pelos resultados que permite alcançar com materiais simples.
Neste Workshop de Marchetaria, cada participante terá a oportunidade de realizar uma peça própria, a partir de modelos de aves fornecidos pelo formador.
Idade mínima de participação: 18 anos / Acompanhado por adulto (duas inscrições): 16 anos
Exercício prático
Ao longo das três sessões deste workshop de marchetaria, os participantes vão criar uma composição em marchetaria representando uma ave, trabalhando o recorte, a seleção de folheados e a montagem final da peça.
Todos os modelos e materiais de base são fornecidos pelo formador.
Conteúdo Programático
- Leitura e interpretação de desenhos e modelos de marchetaria, identificando formas, materiais e técnicas a aplicar.
- Apresentação das principais técnicas de corte utilizadas em marchetaria.
- Demonstração prática de uma técnica de corte, reproduzida pelos participantes.
- Construção e montagem dos diferentes elementos da composição.
- Colagem e acabamento da peça final.
Lista de Espera
Eventualmente poderão ocorrer cancelamentos. Se a formação estiver esgotada e quiseres receber um alerta, caso haja alguma desistência, envia e-mail para workshop@fica-oc.pt, com o assunto ‘lista de espera-workshop de marchetaria‘, indicando o teu nome e contacto telefónico.Se houver uma desistência para este workshop específico, avisamos-te.
Não fazemos reservas de inscrições para formações futuras. Se quiseres saber em primeira mão, as formações do mês seguinte, podes subscrever a nossa Newsletter.
Cancelamento da Inscrição
IMPORTANTE – O cancelamento/adiamento/reembolso de inscrições (incluindo inscrições com cheque oferta) apenas é permitido se nos avisares com 7 dias de antecedência mínima do início do workshop. Qualquer cancelamento com menos de 7 dias de antecedência, faremos o possível para preencher a tua vaga, no entanto, o adiamento (ou colocar o valor em cheque oferta) só pode ser realizado se a tua vaga for preenchida.
Caso o formando tenha falta de comparência a uma ou mais sessões de uma formação, a FICA não tem responsabilidade em substituir ou compensar essa sessão.
Para cancelar/adiar/reembolso, deves enviar e-mail para workshop@fica-oc.pt
Sabe mais nos termos e condições do site.
Nº de Formandos
Número mínimo: 4pax / Número máximo: 8pax
De acordo com os nossos termos, a formação pode ser cancelada caso não esteja reunido o número mínimo de formandos – Sabe mais nos termos e condições do site.
Idade mínima de participação: 18 anos / Acompanhado por adulto (duas inscrições): 16 anos
Outros Workshops
Temos outros workshops de marcenaria, para além do Workshop de Marchetaria, como o Workshop Colher de Madeira – Spoon Carving ou o Workshop Enzo Mari – Constrói a cadeira Sedia1. Acompanha o calendário de Workshops de Marcenaria.
The workshop is held in Portuguese.
Horário
Local
FICA - Oficina Criativa (NOVO)
Rua Bernardo Lima 10C
Bilhete
Workshop de Marchetaria