fbpx

Blog


Neste blog, vais encontrar artigos sobre as nossas técnicas manuais, com conteúdos educativos, conselhos e outras informações úteis. Mas também o processo por trás de algumas produções, entrevistas, entre outras coisas.

  • The Endangered Typeface

    The Endangered Typeface

    The Endangered Typeface The Endangered Typeface – Print Edition é uma edição limitada de serigrafias numeradas, impressas na FICA Oficina Criativa para a Associação Natureza Portugal | WWF Portugal e criada pela Bar Ogilvy⁠. No ano passado, no Dia Internacional…

    ler mais >

  • Rita Teles Garcia da Kroh

    Rita Teles Garcia da Kroh

    Rita Teles Garcia da KROH Ossos do Ofícios #1 A Rita vem à FICA, pelo menos uma vez por mês. A partir de Abril, virá com maior frequência, devido a um novo workshop.É a primeira convidada do Ossos do Ofício,…

    ler mais >

  • Emulsão de Serigrafia: 3 tipos de emulsão

    Emulsão de Serigrafia: 3 tipos de emulsão

    Emulsão de Serigrafia: 3 tipos de emulsão A emulsão de serigrafia, é uma mistura líquida fotossensível (de composição variável, consoante o tipo de emulsão), que aplicada numa tela de serigrafia, e após o processo de gravação, permite criar uma matriz…

    ler mais >

  • O que é a Serigrafia?

    O que é a Serigrafia?

    O que é a Serigrafia? A serigrafia é um processo de impressão em que a tinta é transferida para um substrato, através de uma malha esticada. É um processo versátil que pode ser usado para imprimir em vários tipos de…

    ler mais >

  • Raclete (rodo): como escolher?

    Raclete (rodo): como escolher?

    Raclete (rodo): Como escolher? Antes de mais, raclete (ou rodo), conhecido em inglês como squeegee, é o acessório, no processo de impressão em serigrafia, que ajuda a passagem da tinta para o substracto (através da malha). A raclete é utilizada…

    ler mais >

  • Tela de Serigrafia: 5 aplicações por número de fios

    Tela de Serigrafia: 5 aplicações por número de fios

    Tela de Serigrafia: 5 aplicações por número de fios A tela de serigrafia (ou quadro de serigrafia) é uma moldura com uma malha muito esticada e colada (também existem outros modos – ver final do artigo). É através desta malha…

    ler mais >

  • Fotolito: 1 (e única) preocução

    Fotolito: 1 (e única) preocução

    Fotolito: 1 (e única) preocupação É um dos elementos essenciais no processo de gravação de uma tela de serigrafia. A função do fotolito é bloquear, durante o processo de exposição, a luz UV incidida na tela e dessa forma gravar…

    ler mais >